Contactos
singer.porto@gmail.com
Novidades no e-mail!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

05
Jun
13

 

Grande parte dos problemas e das avarias das máquinas de costura resultam de não termos o cuidado de fazer uma manutenção preventiva. Esta manutenção pode ser realizada todas as semanas ou uma vez por mês. Depende sempre do quanto utilizamos a nossa máquina. Aqui ficam asguns pontos que consideramos importantes para uma correcta manutenção das nossas máquinas de costura.

 

 

Manter a Máquina Coberta


Pó, fios, areias, pêlos de animais, arranjam sempre forma de entrar na nossa máquina e são a causa de alguns problemas mais comuns. Sobretudo nas máquinas com sistemas electrónicos. Assim, não devemos colocar a máquina junto de janelas abertas e deve ser sempre coberta quando já não estamos a trabalhar. 

Antigamente, as máquinas vinham acompanhadas de umas maletas, agora trazem todas uma capa plástica que é o ideal para a proteger.

 

Mudar as agulhas com frequência

 

Se estivermos muitas horas a trabalhar com a máquina, o ideal é substituir as agulhas ao fim de quatro horas. 

Quando estamos a costurar, a agulha atravessa milhares de vezes por minuto o tecido e acontecem duas coisas:

  1- faz um buraco no tecido para a linha passar

  2- faz um laço com a linha para formar o ponto

O gancho da bobine pega este laço movendo apenas 0,05mm, ou menos, atrás da agulha sobre a espessura de um pedaço de papel. Por isso, se a agulha começar a dobrar, podemos ficar com pontos falsos, fios quebrados, tecido puxado, ou até danificar a máquina.

 

Para isto, também é importante usar a agulha adequada à nossa máquina e ao tipo de tecido. 

 

Limpar as Bobines

 

Antes de começar a costurar, convém verificar se não há caudas de fios pendurados quando encaixamos a bobine. Eles podem fazer com que a máquina encrave e quebrar a linha da agulha.

 

Limpeza Regular é Essencial

 

É bom termos a rotina de limpar a nossa máquina após cada projecto. 

Uma limpeza de manutenção preventiva pode ser realizada nestes dois passos:

 

  1- Comece no topo por limpar os discos de tensão com um pedaço de tecido dobrado. Certifique-se o calcador é para cima, para que as molas de tensão estão soltas e que o tecido move-se facilmente entre os discos, desalojando qualquer fiapo ou resto de tecido. Use uma lata de ar comprimido, soprando de trás para frente, para remover partículas soltas à volta dos discos de tensão e para limpar outras áreas dentro da máquina.

 

 

  2- De seguida, retire a chapa, bobine e caixa de bobine. Limpe com os dentes de transporte e em torno da área da bobine com uma pequena escova e use o ar comprimido para soprar qualquer fiapo de dentro da caixa de bobine. Se o mecanismo de gancho é removível, limpe-o com um pouco de óleo e um pedaço de tecido. Use um óleo leve, recomendado para máquinas de costura, não convém usar um óleo "três-em-um". Verifique com a ajuda do manual sobre quaisquer outras áreas em que a sua máquina que pode exigir lubrificação, e usar apenas uma pequena gota para cada local. É sempre melhor óleo pouco mais frequentemente do que muito de uma só vez, e evitar lubrificar todas as peças de plástico.

 

 

 

 

Revisão

 

Esta rotina pode ser facilmente feita em nossa casa para assegurarmos um bom funcionamento da nossa máquina de costura. 

No entanto, deve efectuar uma revisão e afinação da sua máquina a cada dois anos. Isto também vai depender do volume de trabalhos.

 

Para isto pode contar com a Loja Singer Porto e com o nosso serviço de Reparação e Afinação de Máquinas de Costura.

 

=)

 

 

publicado por lojasingerporto às 15:22
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO